TOYOTA GT 86

O Toyota AE86 foi uma espécie de carro dentro da linha ultima geração. Enquanto  seus irmãos tinham tração dianteira, o AE86 teve uma reformulação do chassi de tração traseira de seu antecessor. No entanto,  foi lançado como o modelo de desempenho máximo.





Claro, um comunicado de imprensa contemporâneo da Toyota GB afirmou que atrairia o “club de fãs do carro de automobilismo, para que quem quer um carro muito rápido, que também seja capaz de conversão rápida e barata em uma máquina de rally do Grupo A”.






Com motor de 16 válvulas de 1,6 litros e, comprovado em rally e com injeção de combustível, mais conhecido como 4A-GE. Anunciado como o motor de produção mais avançado de seu tipo no mundo, gerava 124 cv e podia levar o carro a 100 km/h em 8,3 segundos. A aerodinâmica elegante de Cd 0,35 permitindo assim, que o AE86 atingisse impressionantes 122 mph.


A Chegada Do Novo


Os carros de passeio da Toyota se tornaram totalmente  tração dianteira, então o novo GT86 foi desenvolvido em uma  carroceria sob medida que preservavam três elementos : tração traseira, aspiração natural e pneus básicos. Mais o uso de dispositivos de controle eletrônico foi minimizado para apoiar o objetivo do carro ser totalmente focado no motorista e simples de personalizar.




A chegada do GT86 foi provocada como nenhum outro carro na história moderna da Toyota. Uma sucessão de carros-conceito fez  a fórmula do motor dianteiro e tração traseira em uma máquina que recapturou a experiência clássica de carro esportivo de seu célebre ancestral, o AE86. Tão significativo era o antigo Hachi-Roku que o código de desenvolvimento interno para o novo cupê era 086A.