Fusca  motor 1300 (Aspirado) Fusca-aspirado



Esse Fusca usa apenas um motor 1300 cilindradas e concorre em categorias de peso. 




Poucos acreditam mas é exatamente o que ocorre, segundo seu dono, e como é possível isso, se tratando de um motor ultrapassado, chegar na frente de carros com motores modernos e equipados.




Pois é, essa é a maior característica de um Fusca de corrida  E nesse caso a surpresa é ainda maior. 




O carro bate os 02:20. 




Thiago Perez tem uma longa história com automóveis e em especial, os Fuscas pois seu pai colecionava e influenciaram o piloto desde cedo.

Montou o seu carro depois que viu o pai ser reconhecido em uma matéria com seu Fusca, montando um Fusca Itamar para competir na Classic Cup e depois de pronto montou o modelo Oval que es~á nas fotos. Atento ao regulamento das provas.

OVAL ON TRACK

A preparação simples e básica no VW Boxer refrigerado À ar de 1300 dispensa ficha técnica, ele tem a maioria das peças originais, inclusive cabeçote, com apenas um retrabalho sem as especificações citadas.




Basicamente o carro recebeu um aumento de taxa apenas, pois o 1300 tem menos força nas pistas em Interlagos nas subidas, porem em retas e curva o possante atinge velocidades mais altas com um comando de válvulas manso.




Chego a usar um motor 1600 para competição mas o tempo de volta é limitado para a categoria do Fusca O mínimo que pode fazer é 2:20s por volta e com o Boxer batemos. junto com o preparador chegamos À conclusão solucionar esse problema utilizando um motor de menos cilindrada, então eles prepararam o motor de 1300 para o carro, que apesar da cilindrada baixa anda junto ou até na frente do 1600ccc diz o piloto.




Dois carburadores alimentam o besouro são tradicionais Solex 32 retrabalhados apenas com giclês Venturis, sem aumento de diâmetro da borboleta. A parte elétrica do VW foi modernizada dentro dos padrões de fábrica e transmissão segue original. A suspensão foi pouco modificada apenas já deixando o carro "grudado ao chão" e amortecedores retrabalhados com hastes menores e catracas na suspensão dianteira.

Nada surpreende na receita do carro, mas é exatamente isso que é preciso para o carro completar voltas no circuito de Interlagos com perfeição de dois minutos e vinte segundos apenas. Pois esse Fusca tem tocada, leve e consistente.




O carro é mais fácil de pilotar que outro carro do piloto, pois consegue-se ter o domínio do possante no volante durante o circuito com muita facilidade, mesmo com o motor mais fracos em partes da prova, dá pra se ter um resultado bom com o carro.

E um carro bem acertado é sinônimo de bons resultados.




Gostaram pessoal? deixe sua opinião

Até a próxima.