AUDI-A3



Audi Força Livre A3


Desde os primeiros Passat, muita coisa mudou na vida de Edmilson Luna, são anos dedicados às provas de arrancadas e pode-se dizer que se adquiriu muita experiência nesses anos. Hoje ele continua com os mesmos gostos pelos motores bravos. 

O nascimento do Audi começou de forma inusitada, o piloto queria construir um novo carro depois de já ter vendido seu bólido Gol, queria alogo diferente com um novo carro. E a primeira coisa que veio na cabeça, foi montar um Audi Força Livre.




Ao começar as buscas esbarrou com um antigo amigo com um Beatle que estrearia na prova em breve, então foi levado pra ver o carro e curtiu a ideia. Queria um carro com aparência de audi e tração traseira, pois seria ótimo para as corridas. Então o Audi A3 da esposa entrou na jogada.

Retirou o molde e já confeccionando a carroceria pela marca mais famosa no ramo, resultado é que o Audi se tornou um dos carros mais bonitos da arrancada no Brasil e com direito à teto solar. Entre um carro de rua e o mais parecido nas provas, misturou-se tudo na criação do A3.

Chassi tubular, carroceria e mais peças especiais completaram o design. Pintura nova feita pela Colors Garage e a mecânica ficou à cargo da Street Motors.




O bólido utiliza um motor de Gol Gti 16v com os pistões forjados de 83.5 mm lapel montados com anéis originais e bielas da Crowner. Virabrequim teve o curso alterado, com uma cilindrada de 2.100 cc e uma bomba de óleo para lubrificar bem o motor.

Cabeçote retrabalhado de 16 válvulas com um novo projeto feito pelo preparador, válvulas originais mas com o comando tiveram de ser substituídos e as molas também. taxa de compressão de 10,0:1.




Coletor de admissão com sistema pleno de 70 mm oito injetores Bosh de 160 libras cada controlados pelo módulo Fuel Teck Race pro. Seis bombas elétricas controlam o combustível do carro marcas Bosch do modelo GTI, com o metanol em tanque de alumínio feito pela Belquip com capacidade para 15 litros.

Coletor de escape confeccionado pela 4D fez um projeto tubular em aço inox de escape.

Turbo trabalhando com 2 bar de pressão, quatro bobinas Mi e rodafônica mais o modulo Fuel Teck Spark Pro. O corte de giro e feito pelo módulo à partir de 8.800 RPM, para o motor acender e atingir a faixa de torque é usado o câmbio powerglade e injeção de óxido nitroso.

AUTOMÁTICO

O cambio é powerglide e trabalha com o diferencial Dana 44 Pontas de eixos especiais Alavanca de câmbio suspensões tubulares montadas junto ao chassi com sistema four link na traseira e braços tubulares. Freios à disco na traseira mais o paraquedas para ajudar á frear sport machine.

Carro com belas rodas Magnum, na dianteira são aro 15 com pneus da maroso, na traseira os gigantes pneus Hoosier 14 e 15.




Por dentro, carro foi todo retrabalhado para melhor conforto do piloto. Á esquerda os os acionamentos elétricos, com um contagiros autometer Carbon., instrumentos cronomac, mais o monitor Fuel teck e um widewbrand. No parachoque traseiro ficam a chave geral e um marcador de amperagem cronomac.


Segundo o piloto, o ponto alto é o visual aliado a um carro que pode fazer frente com os melhores do ramo, com a meta entre 8, 500s. Acertos serão feitos ainda na suspensão e deverão melhorar o tempo da volta.

O carro chegou a ficar um ano parado e voltou agora com força total.

Um abraço e até à próxima.