Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

GOL VW: A Saga Do Mais Buscado Carro Nacional

Gol

 Vamos ver nesse artigo tudo sobre o um dos queridinhos dos brasileiro, o Gol 

Teve início de produção em 1980, de origem Brasileira e já no início atraiu a atenção por parte dos apaixonados por autos.

É o carro mais exportado pela Volkswagen superando até o fusca em unidades em toda a América e em mais de 50 países.



Gol-todos-modelos-fabricados


Em 2010 a frota nacional do Gol atingiu 5.152.655 unidades, incluindo todas as versões em circulação do veículo. No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol é o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros.

O Gol foi projetado para superar produções como a do Fusca na década de 70 e concorrendo com o Chevrolet Chevette na busca de compradores para chegar ao topo de vendas no Brasil.

Era necessário desenvolver um carro que atendesse as necessidades das rodovias brasileiras ao contrário dos carros projetados na Europa. E Em 1975 deu-se início as atividades de projeção do Gol Bx.

Inspirado por carros alemães, como o Golf mais a preferencia do gol na parte de futebol dos brasileiros, surge então o primeiro Gol da história em 1980.

Vamos ver cada versão do Gol desde o início.

Gol-todos-modelos-fabricados
Gol-todos-modelos-fabricados




Primeira geração:  1980 – 1986

Foi aqui que começou a saga, na primeira geração que vai desde 80 ate o gol geração dois ou G2, então é legal saber as características do carro nessa época, apesar do gol ser um pouco Zuado como batedeira kkkkkk e motor de geladeira também kk, mas foi muito importante para se consolidar como modelo nacional mais buscado para modificações significativas no futuro, se tornando o queridinho dos brasileiros, isso é o o Gol.

Vamos lá pessoal.

Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, apesar de ter ficado conhecido como "Gol Batedeira", devido ao barulho do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L. O Gol da primeira geração não alcançou um bom patamar por ter baixo desempenho.

Gol-todos-modelos-fabricados



Gol-todos-modelos-fabricados




Geração: 1987 – 1988

Ocorre a primeira remodelagem. O Gol ganha frente levemente mais baixa com capô redesenhado, novos faróis, grade, para choques envolventes, novas lanternas dianteiras e traseiras, essas agora com alojamentos para 6 lâmpadas em cada lado, embora o Gol GTS (e futuramente o GTi) viesse com 5 lâmpadas em cada lado e as demais versões com apenas 3 lâmpadas em cada lado. O Gol GT é substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, Com aproximadamente 105 cavalos e maior desempenho essa geração começou a elevar o Gol para outro estágio.

As vendas foram maiores pois se tratava de um carro com mais estilo e desenhado para atrair mais a atenção dos apaixonados pelos motores.

A Volkswagen apostou alto para chamar todos para a compra do Gol e também passou por problemas com questão à impostos.



Geração: 1989 – 1990


Gol-todos-modelos-fabricados



Gol-todos-modelos-fabricados



Gol-todos-modelos-fabricados


Em 1989 foi lançada a série especial Star. Foram fabricados apenas nas cores vermelho e branco. . Tinha ainda os adesivos especiais nos paralamas dianteiros e na tampa traseira com a inscrição Star 1.8, vidros verdes, desembaçador, lavador, limpador traseiro, ar quente e rodas de aço aro 13 com calotas iguais do Gol GL na cor branca. A segunda versão do modelo renasceria em 1998 lançado com motorização AP 1.6 a gasolina com Injeção MI, apresentava vidros verdes, ar quente, limpador, lavador e desembaçador traseiro, aerofólio e saias esportivas, faróis do Gol GTi com auxiliares embutidos à parábola dando um belo diferencial a versão, porém no interior era básico, era o modelo esporte do Gol, fabricado em 5 cores principais, vermelho, prata, branco, vinho e azul.



Geração: 1991 – 1996


Gol-todos-modelos-fabricados


Gol GTI

Em 1991, ocorre a segunda reestilização da primeira geração. A grade dianteira, os faróis e as lanternas dianteiras (agora com refletivo lateral âmbar em cada uma) ficam mais estreitos. Na traseira as mudanças são bem discretas: os vincos em baixo-relevo existentes na tampa do porta-malas do Gol passam a ser bem mais suaves . Dessa vez os para-choques e as lanternas traseiras do Gol não mudam. O Gol GTi ganha novas cores, ao invés de ser oferecido apenas na cor azul como ocorria de 1988 a 1990. 


Gol 1991-1996 


Em 1992, nascem  disponíveis duas versões CL, ambas com o mesmo motor AE 1600. Uma mais simples, com painel sem relógio nem hodômetro parcial, volante de plástico rígido, revestimentos das portas em plástico e rodas de 13 polegadas com pneus 155, e que foi comercializada apenas nesse ano, enquanto não era lançado o Gol 1000. A outra, mais sofisticada, com interior mais parecido com o do GL. No final do ano, a versão CL voltou a ser única, com o acabamento reduzido.


Em 1993 é lançado o Gol 1000, A Autolatina converte o AE 1600 para AE 1000, com isso passou a ser fabricado Gol CL com o AE 1600, e Gol 1000 com o AE 1000. Devido ao incentivo fiscal, o Gol 1000 com motor AE 1.0 de apenas 50 cv passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior aos demais. 

Em 1994 o plástico dos para-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza. Este foi o o ano de fabricação da primeira geração do Gol motor 1600, exceto para o Gol 1000 que continuaria a ser fabricado até 1996. Em 1994 o Gol 1000 passava a ser ainda mais simplificado para que ficasse ainda mais competitivo no mercado de populares. 



Gol G2



Gol-todos-modelos-fabricados

Gol-todos-modelos-fabricados


Nessa geração, o Gol foi totalmente modificado, com o desenho da lataria modificado mais arredondado, e logo ganhou o apelido de "Gol Bola" pelos amantes do carro.

Mudanças na parte mecânica foram notadas novos freios suspensão e motor mais potente.

Em 1995 o Gol CLi 1.6 saiu com 86 cv de potência, e já em 1996 o mesmo Gol CLi saia de fábrica com apenas 81 cv de potência, tornando um fato bastante curioso, porém explicado pela necessidade de adequação às normas antipoluição para homologação.

A injeção eletrônica foi implementada em 1997, seus motores AP1600 e 1800, passaram a usar o sistema de injeção eletrônica para obter-se maiores resultados.

Já o modelo Tsi passou á ser 2.0 de fábrica com 111 cv, e era páreo para brigar com os concorrentes de outras montadoras como o Escort XR3




Gol G3

Gol-g3-todos-modelos-fabricados



Gol-g3-todos-modelos-fabricados


O G3 foi totalmente modificado e teve muitas mudanças em questão de estética, e em 1998 já passou a ser vendido como 2000 e diferenças nas rodas na dianteira e traseira e também por dentro. Porem a estrutura básica do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II.



Gol G4



Gol-g4-todos-modelos-fabricados



Um dos mais queridos até hoje pelos apaixonados por VW.


Gol-g4-todos-modelos-fabricados


O "Geração 4",  Gol sofre novas alterações: novas dianteira e traseiras, novo painel (seguindo a tendência dos automóveis "de entrada" da marca), suspensão mais elevada. Disponíveis nas versões Trend, Plus e Power.

A Volkswagen não se preocupou muito com o conforto no G4 mesmo com as alterações na nova linha do Gol "G4" / 2008, onde o carro teve pequenas mudanças na suspensão e no motor passando de 71 cv a 75 cv. Em 2010, surge a versão Ecomotion, com motor 1.0, para ser o carro de entrada. O Gol "G4" continuou sendo produzido como versão de entrada do modelo, até ano de 2014, apenas com motor 1.0.



Gol G5

O Novo Gol foi lançado em 2008, sendo totalmente reestilizado, ficando assim com cara de novo, pois novas tendencias já apareceriam no mercado automotivo.
Gol-g5-todos-modelos-fabricados

A suspensão traseira é igual à da segunda geração, enquanto a dianteira é mais resistente à torções. A coluna de direção é nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada). Como novidade, além do compartilhamento de plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estão o airbag duplo (a segunda geração não podia ter airbag para o passageiro) e freios tambor.

A curiosidade foi a festa do lançamento.  A festa de lançamento teve como um dos pontos altos da apresentação um desfile de 20 cães da raça vira-lata em alusão às antigas campanhas publicitárias do Gol em que o esse tipo de cão aparecia, onde se ressaltava a confiança e lealdade que o veículo emana de forma semelhante a desta raça de cão.



Gol G6





Gol-g5-todos-modelos-fabricados

Gol-g6-todos-modelos-fabricados


2012 foi o lançamento dessa geração do Gol, nova frente e faróis.



Gol G7


Gol-g6-todos-modelos-fabricados







Em 2016, ocorreu o segundo facelift na terceira geração. O interior e o painel foram completamente renovados com novas saídas de ar condicionado e o modelo ganhou uma central multimídia para alguns modelos. Por  fora, a tampa do porta malas passou a ter um vinco e as lanternas traseiras ganharam efeito tridimensional quadrado. Os para choques dianteiro e traseiro passaram por algumas alterações e os faróis ganharam máscara negra. O motor 12 Valvuas, usado no Volkswagen Up!, foi adotado no Gol nas versões Trendline e Track. A Comfortline segue com o motor 1.6 de 4 cilindros e 8v EA111.

Em julho de 2018, o modelo recebeu o câmbio automático de 6 marchas, anexado ao motor 1.6 16v  de 110 e 120cv, iguais no Polo.

Gostaram do vídeo? Então se inscrevam para ter mais conteúdo.

Se inscreva no Canal no Youtube



Até o próximo.

Postar um comentário

0 Comentários