Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

HONDA CIVIC EDIÇÕES

Honda-Civic




 

O Honda Civic é um modelo produzido pela Honda desde 1973. Atualmente encontra-se em sua décima geração.


 Primeira geração (1973 – 1979)


Honda Civic
Visão Geral
Produção 1973 - presente
Fabricante Honda
Modelo
Classe Sedan médio
Ficha técnica
Motor 1.8 16V SOHC i - VTEC Flex
Modelos relacionados Honda Integra, Acura Integra,Acura RSX
Citroën C4
Citroën C4L (CAR Awards 2014[1])
Peugeot 308 (CAE 2014)
Peugeot 408
Renault Mégane (CAE 2003)
Renault Fluence
Toyota Corolla
Dimensões
Comprimento 4.525
Entre-eixos 2.668
Largura 1.755
Altura 1.450
Peso 1.286
Tanque 57 litros
Consumo 7,3 / 10,5 ciclo urbano
10 / 13,4 ciclo rodoviário

Segunda geração (1980 – 1983)


Honda-Civic



Terceira geração (1984 — 1987)




Honda-Civic




Quarta geração (1988 – 1991)



Honda-Civic



 

Quinta geração (1992 – 1995)



Honda Civic


 
Lançado no Brasil em 1992, o Civic era importado nas configurações hatchback (DX, LSi, Si, e VTi), sedan (LXe EX), coupé (EX e EXS - a partir de 1994) e targa (CRX, Si e VTi). Havia opção de escolha entre o câmbio manual e o automático, embora este último fosse mais frequente, sendo a versão VTi tendo apenas câmbio manual.

Os motores oferecidos no Brasil eram: 1.5L-D15B2 (LSi); 1.5L-D15B7 (DX e LX); 1.6L-D16Z6 (Si, EX e EXS); B16A2 (VTi) e B16A3 (VTi 1995). Os motores D16Z6 e B16A2 e A3 eram oferecidos com a tecnologia VTEC.

A velocidade máxima do modelo VTI conforme a variante do modelo do eg9 ou eg6, é por volta dos 233 km/h.

A maioria dos modelos vendidos no Brasil foram importados dos Estados Unidos e já saiam da concessionária com bom nível de equipamentos (ar condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, teto solar, air-bag duploe freios ABS - versões EX, EXS e VTi).

Os modelos Civic dos anos de 1992 e 1993 eram montados no Japão para o mercado americano, e os modelos Civic 1994 e 1995 já eram montados no Estados Unidos.

Algumas unidades desembarcaram no Brasil via importação independente, os modelos encontram-se nas configurações VX, CX e Si. Visualmente, o sedan tinha a dianteira diferente do Hatch/Coupé: mudavam-se para-choque, capô, para-lamas e indicadores de direção (piscas).

As versões sedan, targa e hatch podem ser encontradas na série de jogos Gran Turismo, para os consolesPlaystation e Playstation 2. Esta geração é muito popular nos EUA, aparecendo em grandes quantidades e variedades nos eventos de carros Tuning, além do filme Velozes e Furiosos.

Esta geração foi responsável pela construção da imagem de durabilidade e resistência que a Honda possui no país. Vários exemplares desta geração ainda seguem rodando nos dias atuais.



Sexta geração (1996 – 2000)


honda-civic-2000



Foi concebida no final de 1995, já como modelo 1996, com missão de suceder a geração anterior, que havia tido sucesso em vendas.

Em 1997 o modelo Targa (CR-X ou Del Sol - conforme motorização) era encerrado a produção.
As versões existentes no mercado brasileiro eram LX-B, LX, EX e VTi. O único Hatch, dentre todas as versões era o VTi, como na geração anterior, era caracterizado como um esportivo "pocket rocket" (foguete de bolso), devido ao motor 160 cv e modificações (molas e amortecedores diferenciados, rodas aro 15, aerofólio traseiro, saias laterais).

Oferecido com o motor B16A2, tendo desempenho superior à concorrentes e competitivos (Alfa Romeo 145 Quadrifoglio, Audi A3 1.8 Turbo, Citroën Xsara VTS 2.0 16V etc).

Os sedans produzidos no Brasil a partir de 1997, vinham equipados com dois motores: D16Y7 e D16Y8, sendo o primeiro de 106 cv sem comando variável e o segundo, com VTEC, de 127 cv. As diferenças, basicamente, estavam no cabeçote, coletor de admissão, TBI e no sistema de escapamento. No acabamento, a diferença entre as versões eram poucas: o EX contava com ABS, rodas Enkei aro 14, rádio com disqueteira no painel, porém separada do aparelho; a versão básica LX-B, só esteve disponível de 1997 a 1998: não havia ar-condicionado.

Havia uma outra versão, EX Coupé, comercializada entre 1996 e 1997, quando a Honda resolveu importar de forma oficial algumas unidades. O motor adotado era o mesmo dos Sedan EX, D16Y8 de 127 cv. Havia opção de câmbio automático e manual, sendo a primeira a mais comum.

Em 1998 o VTi deixava de ser importado, sob alegação de baixa procura e alto preço (R$ 50mil).
Em 1999 uma leve reestilização no capô, faróis e tampa do porta-mala, com a troca das lanternas por outras com lente translucida (lisa) e de maior porte.

Em 2000, mais precisamente no fim do ano, a 6ª geração era encerrada.

Sétima geração (2001 – 2006)


honda-civic-2006


 
A sétima geração foi lançada em 2001, vendida como sedan 4 portas e motor 1.7 16V, nas versões LX e EX, posteriormente, a intermediária LXL era lançada em 2003, todas com opção de câmbio automático de 4 marchas, sendo apenas a EX com Freios ABS.

Houve pequenos aperfeiçoamentos, como nas gerações anteriores, a antena do rádio que ficava acima da porta do motorista, passou a ser interna. A suspensão foi suavizada com adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora na traseira e novas lanternas traseiras. Para a versão EX, foi concebido um novo painel. Em 2004, ocorreu um facelift com novo design frontal (capô, grade, faróis, para-lamas e para-choques dianteiro e traseiro).

Em outros países também esteve disponível a versão EX que era equipada com uma transmissão continuamente variável (Câmbio CVT).

Oitava geração (2007 - 2011)


honda-civic-2011



 
Em 2006, foi lançado o Novo Civic, com o motor SOHC (R18A1), bastante diferente das gerações antigas. Foi vendido em 3 versões: LX (exclusiva para deficientes, com motor 1.6 e 125 cv), LXS (1.8 140 cv) e a top EXS (1.8 140 cv), que disponibilizava um recurso de trocas de marcha através de aletas atrás do volante, recurso este chamado de "Paddle-Shift".

Em outubro de 2006, marcou a chegada do Civic Si. Equipado com motor K20Z3, um DOHC, 2.0 aspirado, com sistema I-VTEC, de 192 cv. Com proposta esportiva, era fabricado com câmbio manual de 6 marchas, interior personalizado e LSD (diferencial auto-blocante). A diferença da versão era dada apenas pelas letras "i-VTEC DOHC" na lateral, rodas aro 17 e aerofólio no porta-malas. Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Anode 2007.

O Carro
Alia atributos consagrados e inovações tecnológicas a um modelo que já se tornou referência no concorrido segmento dos sedãs médios. Para a Honda, não existe design sem conforto, não existe desempenho sem segurança. Por isso, lançou mão dos conceitos mais avançados de engenharia para desenvolver um automóvel completo. A maior prova é que o New Civic vem arrebatando os mais importantes prêmios da imprensa especializada nacional e arrancando elogios do público e da crítica, consagrando-se o carro mais desejado do Brasil.

Design
O design é que dá personalidade a um carro. E o New Civic é um carro de personalidade forte. Apresenta uma silhueta esportiva, assegurando melhor coeficiente de resistência aerodinâmica. A frente possui design futurista, a traseira complementa a estética global do veículo, com lanternas multirreflexivas que se estendem na tampa do porta-malas. Sua combinação de ângulos curvos e retilíneos transmite força e imponência. As rodas de liga leve de 16 polegadas ("diamantadas"), disponíveis em todas as versões, reforçam a presença do conjunto. E, na versão EXS, os indicadores de direção nos retrovisores, faróis de neblina e maçanetas com detalhes cromados, complementam seus atributos com requinte e sofisticação.

Conforto e Comodidade
Para proporcionar uma experiência única a bordo, a Honda desenvolveu um amplo estudo sobre ergonomia e o resultado é um conjunto de inovações e soluções inteligentes. O exclusivo Cockpit Multiplex traz o painel de instrumentos Blackout em dois níveis. O volante conta com multiajuste e, na versão EXS, abriga também os comandos do sistema de áudio e do piloto automático, possibilitando ao motorista acionar as funções sem tirar suas mãos da direção. O sistema de som de última geração dispõe de CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositivo antifurto. Outra inovação é o SVC (Speed Volume Control), que ajusta automaticamente o volume do som com base no aumento da velocidade do veículo.

Segurança
O New Civic é construído sobre uma plataforma inovadora, cuja estrutura incorpora alta tecnologia construtiva, refletindo em maior segurança e solidez, além de garantir um interior mais silencioso. Vários itens complementam o excelente conjunto de segurança: air bag duplo de última geração, cintos de segurança de 3 pontos com pré-tensionadores (ELR) nos bancos dianteiros e traseiros laterais, apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, sistema de freios ABS e EBD e lanternas de longo alcance visual. O compromisso da Honda com a segurança estende-se também aos pedestres. A superfície e os componentes da área do capô foram projetados para deformarem-se, amortecendo o impacto em caso de atropelamento.

Desempenho
Quando se acelera o New Civic, a resposta vem em forma de alta performance, baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes. Tudo isso se deve à tecnologia dos motores Honda i-VTEC de 1,8 litro, 16 válvulas e 140 cv, equipados com o avançado sistema bicombustível Honda Flex, composto por quatro bicos injetores para garantir a partida a frio sem falhas e sub-tanque lateral com proteção em aço naval e abertura por comando interno. O New Civic possui um avançado sistema de aceleração eletrônica, tecnologia que permite dirigibilidade superior, mais segura, com acelerações e retomadas mais precisas, suaves e lineares.

A transmissão automática inteligente, com o exclusivo sistema Honda Grade Logic Control, gerencia eletronicamente a escolha das marchas. Na versão EXS, o moderno sistema S-Matic permite a troca de forma sequencial, através de "borboletas" (Paddle Shift) localizadas atrás do volante, como nos carros de competição. A versão LXS apresenta ainda transmissão manual de 5 velocidades, para uma condução mais esportiva.

Nova versão LXL
Em janeiro de 2010 a Honda Lança o Civic LXL, que chega para preencher a lacuna entre as versões LXS e EXS. Equipado com o mesmo motor 1.8 das demais configurações, o sedã conta com itens que não são oferecidos na básica LXS, como retrovisores com repetidores de seta, sistema de som com tweeters para reprodução de agudos, volante de três raios com detalhes na cor prata e tampa do porta-malas com forração interna e abertura por comando na chave. 

O LXL ainda possui rodas de liga leve exclusivas, que são praticamente idênticas às do esportivo Si. O Civic LXL também adiciona itens mais modernos em todas as outras versões. É o caso da direção com assistência elétrica (EPS), que, segundo a Honda, não rouba energia do motor e fornece maior facilidade de manobras em baixa velocidade, além de mais firmeza em velocidades altas

O sistema de ar-condicionado também foi revisto e recebeu novo compressor, novo condensador, novas tubulações e conexões. A adição de um novo sensor de marcha lenta e a reprogramação da transmissão automática também foram algumas mudanças realizadas no sedã.Com a chegada do LXL, a versão LXS passa a ser vendida apenas com bancos de tecido, sendo que o revestimento de couro é oferecido como opcional no LXL e de série no EXS. Airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e piloto automático são vendidos como itens de de fábrica em todas as versões.

Posteriormente a Honda lançou uma versão especial: o Civic LXL SE (Special Edition), no qual incluía todos os itens do LXL mais faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e ar condicionado automático digital de série.

Especificações Técnicas


Motor
• Honda i-VTEC 16V, 1.799 cilindradas (cm3), com 140 cv de potência x 6.200 rpm (álcool) e 138 cv de potência x 6.200 rpm (gasolina) e torque de 17,7 kgf.m x 4.300 rpm (álcool) e 17,5 kgf.m x 5.000 rpm (gasolina). (LXS/EXS) • Liga de alumínio•4 cilindros em linha•Sistema de injeção multiponto PGM-FI•Sistema de ignição eletrônica mapeada.
Transmissão
• Manual de 5 velocidades (LXS) ou automática de 5 velocidades com Lock-Up Ativo e Grade Logic Control (LXS e EXS). • S-Matic: seletores de marcha no volante – Paddle Shift (EXS).
Direção
• Pinhão/cremalheira com assistência hidráulicaRodas/Pneus • Rodas de liga leve aro 16 x 6,5 JJ • Pneus 205/55 R16 91V.
Suspensão
• Independente nas 4 rodas • Dianteira McPherson • Traseira Double Wishbone.
Dimensões
• Altura: 1.450 mm • Bitola (diant./tras.): 1.492 mm / 1.521 mm • Comprimento: 4.489 mm • Distância entre eixos: 2.700 mm • Largura: 1.752 mm • Peso (Transmissão Manual/Transmissão Automática): 1.237 kg/1.267 kg (LXS) – 1.272 kg (EXS) • Capacidade do tanque de combustível: 50 litros • Capacidade do subtanque de partida a frio: 0,7 litro • Volume para bagagens: 340 litros.
Segurança
• Air bag duplo frontal • Alarme com controle remoto na chave • Barras de proteção lateral nas portas dianteiras e traseiras • Cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais de 3 pontos e traseiro central abdominal • Freios ABS (Anti-lock Braking System) com EBD (Electronic Brake Distribution) • Apoios de cabeça reguláveis em altura para todos os ocupantes.
Conforto & Comodidade
• Abertura interna dos bocais de abastecimento e do subtanque • Ar-condicionado (automático na versão EXS) • CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositvo antifurto • Banco do motorista com ajuste de altura • Coluna de direção ajustável em altura e profundidade • Controle de volume de áudio sensível à velocidade (Speed Volume Control – SVC) • Tomada de força auxiliar (12 V) • Volante com comandos de áudio e piloto automático (EXS) • Indicadores de temperaturas externa, interna e consumo médio de combustível (EXS) • Assoalho traseiro plano • Porta-objetos nas 4 portas, painel e console • Volante revestido de couro* • Aviso luminoso de nível baixo de gasolina no subtanque.

Nona geração (2012 - 2016)


honda civic 2016




 
 

Postar um comentário

0 Comentários